Compre um apartamento com histórico de manutenção
Já fez a revisão do seu apartamento esse ano?
Muito habitual no ramo automotivo, a manutenção preventiva e o registro de histórico das ações realizadas no veículo, certamente agregam valor ao bem no momento da venda.
Afinal, uma das primeiras coisas que queremos ver antes de efetivar a compra de um carro é o seu manual, com as revisões feitas na concessionária.
O fato de vermos o manual preenchido com as revisões realizadas nas datas e km corretas, com o carimbo da concessionária, certifica que estamos comprando algo que foi bem cuidado. A partir de aí, automaticamente consideramos que vale a pena pagar um pouco a mais por este veículo uma vez que, muito provavelmente, não teremos surpresas desagradáveis com relação à sua manutenção.
Entretanto o mesmo nem sempre acontece quando as pessoas estão procurando um apartamento.
O barato pode sair caro
Em geral, as pessoas procuram um imóvel que atenda uma lista de necessidades pessoais como localização, m², valor total e da mensalidade que pagará (no caso de financiamento), valor do condomínio, entre outros. Mas normalmente, não procuram saber sobre questões fundamentais que impactam diretamente no custo mensal como:
- Qual foi o histórico da edificação no que diz respeito a manutenções preventivas?
- Quais foram as intervenções e/ou reformas realizadas, tanto nas áreas comuns como nas unidades habitacionais?
- Foi feito um controle destas intervenções?
- Como foram avaliados os impactos causados por estas intervenções?
Se esquecem, ou nem sequer consideram, que os problemas de manutenções corretivas em uma estrutura de concreto são bastante onerosas e se refletem em taxas extras que descontrolam qualquer orçamento familiar.
Por outro lado, nem sempre a administração do condomínio tem este histórico registrado, por não ser esta uma prática habitual, ou por considerar que a responsabilidade da reforma dentro de uma unidade habitacional é exclusiva do proprietário.
Intervenção no apartamento pode impactar diretamente o edifício
Em condomínios cada vez mais verticalizados, populosos e com áreas de lazer cada vez maiores, a soma dos impactos deve ser cada vez melhor avaliada para evitar catástrofes como a do edifício Liberdade no Rio de Janeiro, que desabou em 2012 e que deu origem a NBR 16280 “Reforma em edificações – sistema de gestão de reformas – requisitos”.
Crédito imagem: Último Segundo
Saiba mais sobre o Edifício Liberdade
Muitas vezes uma intervenção isolada não acarreta em riscos estruturais, no entanto, a soma de intervenções aparentemente “inocentes”, como a inclusão de uma varanda, a retirada de uma parede, ou a instalação de piso sobre piso, pode ocasionar patologias importantes ou, em casos extremos, até o colapso estrutural. Deve-se “ler” a estrutura e interpretar o que “ela” tem a dizer, antes de iniciar a intervenção.
Responsabilidade Técnica é fundamental
Neste sentido, o serviço de acompanhamento de engenharia, pode dar suporte as administrações, sejam síndicos profissionais ou moradores, realizando o controle das intervenções, gerando um histórico da edificação e consequentemente tranquilidade para os condôminos.
Assim como no ramo automotivo esta documentação, sempre que desenvolvida por profissional capacitado e acompanhada pela devida ART, transmite confiança ao comprador de que seu dinheiro está sendo investido no imóvel correto e que terá um valor agregado no momento da venda.
Leia mais sobre Falta de Gestão da Manutenção e Prejuízos
Engenheiro civil pela UFMG, mestre e doutor pela Universidade Politécnica de Valencia (Espanha). Mais de 15 anos de experiência, nacional e internacional, já atuou nas indústrias do cimento, agregado, concreto, aditivos e pré-moldado. Diretor da Ribeiro Rigueira Engenharia e Consultoria; diretor regional do – IBRACON/MG; Palestrante, Professor de graduação e pós-graduação.
Muito boa matéria sendo que é um crítica positiva quanto a segurança e qualidade das edificações !
Muito obrigado Kirke,
o objetivo é trazer a consciência das pessoas para a importância das ações preventivas na durabilidade das estruturas. Afinal, todos queremos que nosso imóvel se valorize e que seja herdado por nossos filhos e netos.
Ótimo texto. A importância de um profissional no acompanhamento de uma estrutura de uma edificação é extremamente importante para a integridade dos moradores e valorização do empreendimento. Acredito muito também na profissionalização dos síndicos, assim eles buscarão ajuda com um profissional qualificado.
Certíssimo Filipe, os síndicos profissionais tem uma tendência a conseguir ver o problema de outro ponto de vista e enxergam o serviço de acompanhamento de engenharia como um investimento preventivo.
Acredito que os condomínios, principalmente os de maior porte, estão tendendo para este tipo de profissional.