Falta de Gestão da Manutenção e Prejuízos

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O crescimento dos centros urbanos e o aumento da concentração de imóveis em condomínios é uma realidade que continuará a crescer. O sonho da casa própria ocupa o topo da lista nas prioridades das famílias brasileiras e pelo visto, não deixará de ser objetivo primordial dos que almejam independência e estabilidade financeira.

Uma outra realidade menos atrativa que não costuma figurar no planejamento de quem adquire um novo imóvel é a necessidade de prever no orçamento doméstico a verba para a gestão da manutenção do bem adquirido, quanto mais da área comum, quando se trata de unidade em condomínio residencial.

Frequentemente elementos e sistemas da edificação são negligenciados até seu uso e função ser completamente comprometido. O que poderia ser um desembolso previamente programado se converte em taxa extra na mensalidade do condomínio.

O barato que pode sair caro

Resolvida a questão do custeio, devido a urgência, aparece a dificuldade de encontrar equipe qualificada, com disponibilidade imediata em um domingo a tarde, por exemplo, e que cobre valor justo para solucionar o problema, o que poderia ter sido evitado com a gestão da manutenção adequada.

Para evitar surpresas onerosas e desagradáveis é recomendada a contratação de empresa qualificada para fazer a gestão da manutenção e execução dos serviços necessários ao bom funcionamento dos sistemas que compõem a edificação. Dessa forma, além de suprir as necessidades de manutenção e conservação da edificação, os imóveis obtêm melhor avaliação no mercado, e são mais valorizados.


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Fred Mendes

Engenheiro Civil. Diretor da Friden, holding que promove o Desenvolvimento Imobiliário com a missão de prover serviços de Engenharia e por meio deles, impactar positivamente o entorno e a vida de seus clientes e parceiros.

26 thoughts on “Falta de Gestão da Manutenção e Prejuízos

  • 27 de outubro de 2017 em 09:15
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    Bom dia.
    Olhando a necessidade e decadência de mão de obra conforme por você escrito, veja uma deficiência enorme de uma empresa que preste esses serviços de manutenção predial e também agregado a este serviço uma administradora de condomínios, serviços todos vinculados.

    Se exister aqui em BH desconheço, principalmente no Santa Efigenia onde se agrupa predudios antigos mistos com modernos, vejo neste mercado um belo caminho.

    Uma única empresa onde chega ao seu prédio e oferece serviços de administração e reformas q

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    • 27 de outubro de 2017 em 19:15
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      Boa noite Elvis!

      Realmente o Boom da Construção Civil trouxe consigo além do crescimento econômico, carência de profissionais qualificados, e revelou a escassez de empresas completas, capazes de atender as necessidades dos proprietários e administradores de imóveis de forma eficiente e plena.

      Quando falamos de edifícios antigos, com mais de cinco décadas, em alguns casos no Santa Efigênia e centro de BH, fica ainda mais patente a necessidade de repensar a manutenção, e, em muitos casos a renovação de sistemas para que os usuários dos imóveis possam usufruir de condições adequadas de uso e ocupação.

      A FRIDEN PATRIMONIAL nasceu com esta proposta. De reunir os diversos serviços e atividades fundamentais para os imóveis, edifícios e condomínios, tendo como principal premissa o compromisso com solucionar de forma centralizada todas as demandas que os clientes venham a ter.

      Obrigado por sua colaboração nesse tema tão importante para a nossa cidade querida.

      Abraço,
      Fred Friden.

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    • 27 de outubro de 2017 em 19:15
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      Boa noite Weslley,

      Os profissionais que atuam na cadeia produtiva da construção já estão se conscientizando da importância de se capacitar para atender as demandas do mercado que foram negligenciadas até o momento.

      Obrigado por contribuir.

      Abraço,
      Fred Friden.

      Resposta
  • 27 de outubro de 2017 em 10:52
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    Excelente reflexão.
    Orientações que não analisamos

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    • 27 de outubro de 2017 em 19:15
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      Obrigado Sr. Mendes,

      É de suma importância começarmos a pensar a manutenção dos imóveis com antecedência, de forma preventiva e não reativa.

      Abraço,
      Fred Friden

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  • 27 de outubro de 2017 em 11:07
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    Artigo objetivo e realista. A maioria dos condomínios residenciais nos grandes centros não possuem uma boa gestão para garantir a manutenção predial. O que ocorre no máximo, quando bem organizados, são profissionais autônomos que prestam serviços avulsos para resolver os problemas prediais.

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    • 27 de outubro de 2017 em 19:14
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      Olá Margot,

      Infelizmente, a cultura do improviso e do “jeitinho” compromete não só o custo das manutenções e retrabalhos decorrentes da falta de planejamento. Ela também acelera o desgaste prematuro dos sistemas e estruturas dos edifícios, ocasionando risco para os proprietários e moradores, como também a transeuntes e pessoas que não tem nenhuma responsabilidade pelos imóveis em questão (caso de patologias em fachadas, por exemplo).

      Precisamos adotar uma nova forma de pensar e planejar a manutenção dos edifícios.

      Obrigado pela colaboração.

      Abraço,
      Fred Friden

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  • 27 de outubro de 2017 em 11:48
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    O planejamento e tudp. Otimo arrtigo.
    Sucesso!!!

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    • 27 de outubro de 2017 em 19:14
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      Obrigado Rosa,

      Com planejamento e execução adequados, com mão de obra qualificada, o sucesso se torna factível.

      Abraço,
      Fred Friden

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  • 27 de outubro de 2017 em 15:08
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    Excelente artigo!!!

    O planejamento é a chave do negócio. Outro ponto primordial citado pelo Dr. Fred Mendes, é a contratação de uma empresa qualificada para execução dos serviços.
    Infelizmente o mercado encontra-se carente de empresas gestoras para suprir a necessidade da manutenção e administração de condomínios.

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    • 27 de outubro de 2017 em 19:13
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      Olá Geisiane,

      Realmente, ainda não encontramos tantas empresas qualificadas e com equipes em condição de prover os serviços de conservação e manutenção predial de forma completa.

      Mas também é preciso considerar que temos a tendência de priorizar um investimento mais baixo no custo prazo, em detrimento de um programa continuado, baseado na Gestão da Manutenção, para evitar gastos imprevistos, que quase sempre acabam no tão conhecido “Barato que sai caro”.

      Agradeço pela contribuição e com a gente.

      Abraço,
      Fred Friden

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  • 28 de outubro de 2017 em 08:47
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    Boa noite Fred Mendes, artigo sensacional, pois em poucas palavras você relatou o que vivemos atualmente.
    A maioria das pessoas tem o sonho da casa própria, só que este sonho pode virar um pesadelo quando escolhemos um profissional não qualificado.
    Otima proposta de prestação de serviços.

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    • 30 de outubro de 2017 em 17:39
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      Olá Katiane,

      O “barato que sai caro” é um resultado clássico da falta de planejamento e da mentalidade de soluções a curto prazo.

      É importante destacar que imóveis são bens duráveis que podem ser valorizados em função das manutenções e melhorias aplicadas, ou desvalorizados, caso sejam negligenciadas.

      Obrigado,
      Fred Friden

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  • 28 de outubro de 2017 em 11:35
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    Muito bom Fred a manutenção preventiva é sempre a melhor escolha. S manutenção é mais barato que um reparo que muita das vezes é um paliativo.

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    • 30 de outubro de 2017 em 17:40
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      Boa tarde, Afonso,

      Além da questão do custo e da eficácia dos reparos, um fato que nem sempre levamos em conta e pode colocar em risco a saúde dos usuários dos imóveis é o cuidado com a limpeza dos reservatórios de água.

      Muitas vezes a água que chega potável da concessionária é armazena em um reservatório que não é higienizado com a frequência necessária, podendo ocasionar problemas para quem utiliza desta água.

      Abraço,
      Fred Friden

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  • 28 de outubro de 2017 em 16:26
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    Fred,
    Mandou muito bem no artigo… excelente!
    Planejamento, empresa qualificada, mão de obra qualificada e preço justo, são as ferramentas necessárias para um resultado de qualidade. A falta de manutenção, é por vezes desgastante, sai mais caro, pode trazer consequências drásticas e tem prazo de validade. O melhor e mais eficaz caminho é o proposto no artigo.

    Resposta
    • 30 de outubro de 2017 em 17:41
      Permalink

      Olá Flávia,

      Ouvimos inúmeras vezes relatos de situações em que instalações feitas incorretamente ocasionaram graves prejuízos, como por exemplo vazamento em rede hidráulica ocasionando pane no elevador. Um problema que poderia ter sido evitado facilmente com a execução correta das atividades de manutenção, mas por deficiência no processo, o custo do reparo do elevador adicionado ao do retrabalho foi exponencialmente maior.

      Abraço,
      Fred Friden

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  • 30 de outubro de 2017 em 15:53
    Permalink

    Parabéns pelo artigo Fred Mendes. Assunto em evidência no atual cenário da engenharia civil, principalmente com as prescrições da norma de desempenho. Olhando pelo lado da oportunidade, é um bom momento para profissionais habilitados com os quesitos de gestão da manutenção do ambiente construído, iniciarem atividades de empreenderem no setor.

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    • 31 de outubro de 2017 em 13:39
      Permalink

      Prezado Professor Silvio Xavier,

      Nas suas primeiras aulas, quando comecei o curso de engenharia, passei a reparar na necessidade de enxergar os imóveis e as obras civis como ambientes onde pessoas vão desenvolver as atividades do cotidiano: viver, trabalhar constituir família, gerar renda, receber atendimento médico e tudo mais; portanto, não mais consigo ver os edifícios e obras como produtos.

      Com a entrada em vigor da NBR 15.575 em 2013 e, neste ano, as novas determinações do SIAC PBQP-H 2017, o cerco fechou. O que antes parecia uma realidade distante para o setor da Construção Civil no Brasil passou a ser um marco do início de uma nova era, onde a qualidade sai do papel e é de fato mensurável e um pré requisito, e não será o diferencial, e sim o que separa no mercado quem está preparado de quem será preterido pelos próprios clientes.

      Obrigado pela contribuição significativa e pelos ensinamentos que fazem toda a diferença em minha formação e carreira. Vou fazer bom uso deles, aproveitando de forma correta as oportunidades.

      Abraços,
      Fred Friden

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  • 30 de outubro de 2017 em 16:38
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    Muito bom o artigo. Sintetiza bem os problemas que os proprietários de apartamentos vivem hoje em dia. Recebem os manuais de manutenção de suas unidades e não dão importância a aspectos que vão manter, conservar e valorizar seus patrimônios. O mesmo ocorre nas áreas comuns, que não são feitas as manuenções neceesarias. O mercado mineiro carece de empresas que façam este tipo de serviço com responsabilidade e de forma organizada.

    Resposta
    • 31 de outubro de 2017 em 13:39
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      Meu caro Ivan,

      Muito me preocupa a superficialidade e relativização da importância de planejar e gerir a manutenção patrimonial. Ela é tratada como um assunto para quando surgir o problema, ou pior, para quando não for mais possível adiar a tratativa.

      Concordo com você e acredito que com sua vasta experiência e envolvendo outros formadores de opinião, podemos fomentar a conscientização das várias partes do mercado envolvidas e afetadas para as vantagens e benefícios da Gestão da Manutenção Patrimonial.

      Muito obrigado e um forte abraço,
      Fred Friden

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  • 31 de outubro de 2017 em 12:03
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    Excelente artigo, senhor Fred Friden: Claro, atual e muito prático, sobretudo em se tratando da carência desse tipo de oferta em BH, pelo menos até onde sei.

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    • 5 de novembro de 2017 em 14:56
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      Meu caro Alison Ramos,
      Você tocou em um assunto sensível. A praticidade é um fator que faz a diferença. E digo mais, é comum desconfiarmos de empresas que oferecem serviços garantindo preço justo, confiabilidade e praticidade. Nosso pensamento é que precisamos mudar essa crença consolidada pela falta de boas práticas do mercado, por meio do exemplo. A medida que profissionais e empresas passam a se comprometer com o melhor serviço pelo preço justo, a credibilidade vem como recompensa.

      Obrigado pela contribuição,

      Abraço,
      Fred Friden.

      Resposta
  • 31 de outubro de 2017 em 17:47
    Permalink

    Excelente artigo que podemos levantar 3 questões importantes a respeito: 1- carência do tipo de serviço em Belo Horizonte, 2-prevenção de imprevistos extremamente desagradáveis que podem ocorrer no condomínio, 3 -segurança jurídica na execução dos serviços evitando a contratação de mão de obra despreparada/desqualificada.
    Parabéns pela iniciativa, acredito que os condomínios que contratarem tal serviço se sentirão muito mais seguros e certamente livres de problemas repentinos evitáveis.

    Resposta
    • 5 de novembro de 2017 em 14:56
      Permalink

      Bom dia Gabriela,

      A NBR 5674-Manutenção de edificações –
      Procedimento, menciona em sua introdução que estudos realizados em diversos países concluíram que o custo anual da manutenção e operação das edificações representa entre 1 e 2% do custo da construção das mesmas.

      Como você bem disse, ao tomar tempo para encontrar uma empresa qualificada e habilitada, não só se evita o desgaste com os imprevistos e retrabalho, como também se garante a segurança jurídica. Cada vez mais, estar com a manutenção em dia e a documentação comprovatória, além de promover a segurança e conforto dos usuários, passa a ser um diferencial na avaliação e valorização dos imóveis.

      Obrigado pelo comentário pertinente e enriquecedor,

      Abraço,
      Fred Friden.

      Resposta

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