Custos de manutenção casa e apto, onde eu gasto menos?
Deixando de lado aspectos referentes à segurança, espaços de convívio e lazer para a família e valor do imóvel, quero focar apenas em aspectos comparativos de custos de manutenção entre uma casa e um apartamento, algo muito importante para uma bem sucedida tomada de decisão financeira com impacto futuro após a compra.
Custos de manutenção e conservação em casas
Após a compra de uma casa, profissionais são contratados para elaborar todos os projetos de reforma e decoração. Após a mudança da família, ela seguramente usufrui do espaço por uns dez anos sem que necessite de grandes intervenções, exceto repintura exterior que até uns sete anos de uso vai permanecer linda.
A partir de dez anos de uso começam as necessidades de reparos no imóvel. A calçada por certo apresentará rachaduras, os gradis de ferro começam a enferrujar e precisam de reparo e repintura. As paredes exteriores começam a apresentar rachaduras e descascamento e também precisam de reparo e repintura.
Os jardins se mantidos regulamente aparados e limpos, esses sim estarão perfeitamente lindos pelo resto da vida. Há consertos em telhados causados pela ação do tempo devido ao sol, a chuva e o vento.
Outro gasto com manutenção após um longo período de uso do imóvel são os comuns entupimentos em encanamentos. Umidade nas paredes de casa é outro aborrecimento muito infeliz.
Custos de manutenção e conservação em apartamentos
Custos de manutenção em um apartamento não chegam a 30% se comparados ao valor gasto numa casa.
Resumidamente são gastos com repintura interior, troca de papel de parede e vazamentos com o banheiro do vizinho de cima.
Se são destinados outros investimentos para o apartamento, trata-se de mudança de mobiliário ou adaptação para a chegada de bebês ou algum outro ente querido.
Quer saber como valorizar seu imóvel? Leia mais aqui tudo o que você precisa saber.
Num próximo post vou falar sobre espaços pequenos e integrados, a necessidade de prever esta harmonia num bom projeto de interiores. Se eu puder lhe ser útil, sabe como me encontrar. Não perca nosso próximo encontro. Até lá.
Ana Farias é Designer de Interiores, Técnica e Desenhista de Móveis (Marcenaria e Estofaria), Instaladora de Papel de Parede e Vitrinista.
Depois de trilhar uma carreira de sucesso como Secretária Executiva Bilingue em empresas multinacionais, após anos de preparo e planejamento pessoal, em 2010 tomou a decisão de mudar de atividade e seguir sua vocação para transformar sonhos em projetos bem elaborados e espaços bem arquitetados.