“Não Viabiliza” e os riscos da desqualificação na engenharia

Compartilhe

“NÃO VIABILIZA”

Expressão típica utilizada quando não se tem o dinheiro necessário para contratar o serviço ou produto adequado. Ou quando se entende que a margem de lucro não será suficientemente boa em relação a expectativa inicial.

Suponhamos por um momento que todos os carros do mundo custam 40 mil reais. E que você tem somente 30 mil reais para comprar um carro.

É viável comprar o carro?

Suponhamos novamente que uma pessoa te ofereça vender um carro por 30 mil reais, mas este carro só tem 3 rodas.

E aí? Agora viabiliza?

Suponhamos, mais uma vez, que você compre este carro e comece a circular com ele.

O que vai acontecer?

Muito provavelmente você vai sofrer um acidente. Ou no melhor dos casos um policial vai te parar, te multar e reter a sua carteira. Vai rebocar o carro e você terá de fazer a reciclagem em alguma autoescola para liberar a carteira, pagar o valor da multa, do reboque, das noites no pátio do Detran, e da quarta roda, se você quiser reaver o carro. Isso sem contar os honorários de um advogado, caso você tenha sofrido um acidente envolvendo terceiros.

Suponhamos que tudo isso custe outros 30 mil reais.

Total da brincadeira, 60 mil reais.

E aí, viabilizou?

Pois, isso é o que está acontecendo todos os dias com a nossa engenharia. Quando empresas e pessoas físicas contratam profissionais descapacitados para desenvolverem e executarem projetos a preços incompatíveis com a realidade. Ou quando buscam uma “opção alternativa” ao produto ou procedimento especificado pelo projetista ou por um consultor para realizar um reforço ou recuperação estrutural…entre outros exemplos.

A busca por reduzir custos na construção está custando vidas, de momento são até poucas, se comparado a tragédia que poderia ser. Mas, ainda vai piorar muito se não fizermos algo!

Leia mais em Melhor Preço x Menor Preço

Consciência na Engenharia

Temos que parar com isso já! E fazer um trabalho intensivo de conscientização com profissionais e empresas para que todos entendam que, assim como um carro precisa ter 4 rodas para andar com segurança uma estrutura precisa de um projeto e de uma execução adequada, feita com materiais adequados para se sustentar e durar, como mandam as normas.

E isso, de qualquer forma, tem um custo! Ou o econômico ou os das vidas que se perdem!!!

Se você só tem 30 mil reais para comprar um carro que custa 40 mil reais, espere, junte mais 10 mil reais. Mas não compre um carro de 3 rodas achando que está viabilizando o negócio, porque na verdade a única coisa que você está fazendo é colocar a vida das pessoas em risco!

Consciência na engenharia!!!!!

 

Você tem alguma dúvida sobre construção e reforma e não sabe a quem perguntar? Faça sua pergunta no Construdúvidas e busque respostas com a comunidade de especialistas. Acesse agora!


Compartilhe

Jonhson Rigueira

Engenheiro civil pela UFMG, mestre e doutor pela Universidade Politécnica de Valencia (Espanha). Mais de 15 anos de experiência, nacional e internacional, já atuou nas indústrias do cimento, agregado, concreto, aditivos e pré-moldado. Diretor da Ribeiro Rigueira Engenharia e Consultoria; diretor regional do – IBRACON/MG; Palestrante, Professor de graduação e pós-graduação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *