Retrofit – O termo que vem se tornando popular nas maiores capitais do Brasil

Compartilhe

O conceito de Retrofit tem sido uma tendência aqui no Brasil, principalmente nas cidades que tem muitos edifícios antigos. O termo é muito comum entre arquitetos e engenheiros, porém é interessante destacarmos como surgiu a ideia de implantação desse processo de modernização de edifícios, e acentuarmos que a caracterização deste conceito é mais abrangente do que apenas uma reforma, e modificações apenas na estética da edificação.

O Retrofit surgiu mais precisamente na Europa e nos Estados Unidos, e tinha como objetivo principal buscar uma revitalização tecnológica nos edifícios antigos, com a finalidade de adaptar as edificações de maneira que atendessem as necessidades atuais, porém buscando preservar as características originais do prédio.

Assim como ressaltamos inicialmente, não se trata apenas de um aspecto estético. Quando nós iniciamos os estudos para projetar uma edificação, existem algumas concepções muito importantes que juntas formam a ideia do edifício. 

Os princípios utilizados pelos profissionais da construção civil para projetar são os seguintes: ”utilitas” (utilidade, funcionalidade, uso e proveito), “firmitas” (consistência, solidez e firmeza) e “venustas” (beleza, estética e elegância). Desta forma, quando afirmamos que o Retrofit é mais do que uma atualização de estética, estamos nos referindo a estes princípios que foram pensados para projetar o edifício naquela época e fazia parte de todo um contexto, e que atualmente sofrerá alterações pois a sua utilidade já não condiz com necessidades atuais.

Alguns exemplos comuns para a execução de Retrofit

Acessibilidade

Os edifícios construídos anteriormente a ABNT NBR 9050 Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, usualmente não apresentam ambientes que ofereçam acessibilidade a todos, sendo assim, grande parte de edifícios antigos comerciais e públicos foram e são submetidos ao Retrofit, com o objetivo de adequar suas instalações para oferecer um conforto para os usuários.

Inserir rampas, elevadores, corredores maiores, sinalizações e diversas outras adequações não é uma tarefa tão simples, muitas vezes é necessário realizar intervenções estruturais para de fato consolidar a acessibilidade de um edifício inteiro, por isso é considerado por muitos como Retrofit, visto que as modificações podem implicar diretamente na utilidade, solidez e estética do prédio.

Luminotécnica e eficiência energética

Sabemos que atualmente a lâmpada mais eficiente para se ter em uma edificação, é a lâmpada de Led, que juntamente com seu pequeno consumo energético e grande durabilidade, a torna um ótimo custo benefício. Muitas edificações foram submetidas a alterações de instalações elétricas, seja para adequar a portaria do Ministério do Trabalho e da ABNT NBR ISO 8995-1:2013 – Iluminação de ambientes de trabalho, que determinam a iluminação ideal para diversas atividades laborais, bem como para buscar maior economia na energia, ou mesmo para poder receber equipamentos com novas tecnologias.

Um exemplo bem interessante que podemos citar é do Hotel Golden Tulip Regente no Rio de Janeiro, que recentemente realizou um Retrofit de luminotécnica com o objetivo de diminuir o consumo de energia, então foi pensado em substituir todas as lâmpadas Halógenas por lâmpadas de Led, e tiveram uma economia maior que 70%.

Outro exemplo de Retrofit que proporcionou uma eficiência energética, foi o do icônico Empire State Building em Nova Iorque. O Retrofit realizado em 2009 e que recebeu a certificação LEED Golden for Existing Buildings em 2011, realizou diversas interversões em toda edificação, desde instalações hidráulicas até mesmo estruturais. Uma das modificações que mais chamaram atenção, foi a troca de janelas para modelos que permitem um maior aproveitamento da luz natural, e que proporcionou uma grande economia na energia elétrica.

Empire State Building – Retrofit em 2009

Modificações de Fachada

Há a possibilidade de executar um Retrofit de fachada, que geralmente tem o objetivo de obter melhor aproveitamento da luz natural, melhorar o conforto térmico dos usuários e garantir a segurança de todos.

É bem comum que sejam realizadas trocas de esquadrias, por modelos que tem vidros controláveis e que propiciam um menor uso de energia para a estabelecer uma ventilação adequada. Além disso, está em bastante evidência um Retrofit que construa uma fachada bioclimática, com jardins suspensos, painéis voltaicos e diversos outros elementos que aproveitam as condições climáticas e auxiliam na harmonização da edificação com o ambiente externo.

A execução de um projeto de Retrofit pode trazer diversos benefícios para o edifício. Primeiramente, a modernização dos componentes da edificação poderá elevar significativamente o valor de mercado da mesma, além de garantir maior segurança ais usuários. Por fim outro fator importante que devemos ressaltar, é a possibilidade de introduzir características sustentáveis, que poderão trazer maior eficiência energética e conforto térmico.

Conheça mais artigos do autor aqui


Compartilhe

Henrique Osorio

Formado em Engenharia Civil e Técnico em Desenho de Construção Civil, com atividades executadas na ARSESP e com experiências de projetos e obras executadas por sua empresa a HGO Engenharia. Atualmente tem se dedicado a escrever artigos no seu Blog Redim Engenharia e desenvolver as atividades diárias com a HGO Engenharia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *