Reforma e decoração por sua conta e risco, pode ficar cara e amarga

Compartilhe

Eu amo o que faço! Muito frequentemente sou contatada por algum novo cliente que se encontra chateado em busca de alguma solução, descontente com o andamento da sua obra que não teve um projeto de execução.

Fico sinceramente desapontada e assustada com o que vejo à minha frente. Chego a pensar em muito mais que falta de competência e profissionalismo. Serviços mal executados, abandonados no meio do caminho ou sujos e impregnados de massa, rejuntamento e tinta.

Muitos deles, em parceria com engenheiros, temos que quebrar tudo, limpar e refazer, gerando o dobro de gastos. Tempo perdido e mais aborrecimento à família, sobretudo sonhos frustrados e muita decepção.

Além do óbvio, muitos aborrecimentos

Saindo um pouco da revelação do óbvio e frequentes desapontamentos em uma obra sem projeto, gostaria de incluir neste post outros graves pontos que passam despercebidos por quem resolve tocar sua obra por sua conta e risco.

Essa pessoa nem sempre se atenta às dimensões do elevador por onde irá passar tudo que vai comprar, horários permitidos para carga e descarga no condomínio ou a saída de caçambas de entulho.

Nem sabe que precisa de uma ART, que é uma autorização de responsabilidade técnica necessária para mexer na estrutura de um prédio, coisa seríssima! Já fui a um apartamento onde construíram uma churrasqueira na varanda e sem chaminé! E como dois mais dois são quatro, o síndico obrigou a destruí-la.

Reformando no escuro

Outra desvantagem de ficar sozinho nesta empreitada é não saber se o que você idealizou vai ficar bom quando finalizado.

Será que vai ficar igual ao que você vê na revista ? Como você sabe se o que deseja comprar caberá na sua casa? Pois é! Isso quem vai dizer é o ideal dimensionamento do seu espaço feito através de um layout (desenho) chamado planta baixa, executado por um profissional experiente.

A importância de um projeto de execução

Por outro lado, quando o cliente tem conhecimento da importância de um projeto de execução e busca um profissional logo no início, aí a coisa fica linda e o resultado final perfeito!

Um bom projeto contempla tudo que uma obra organizada precisa para iniciar, se desenvolver e ser concluída com sucesso. Uma obra tem vida, vocês sabiam?

Como um bebê na barriga da mamãe, é idealizado, esperado, amado antecipadamente. Quando ele nasce requer cuidados específicos e imediatos, direcionamento, apoio, alimentação, cuidados, até que atinge sua maioridade e está pronto para os desafios da vida.

Sendo assim, antecipar-se a futuros riscos em sua obra basta buscar um profissional capacitado a guiar seu bebê a bons caminhos.  Extraia deste profissional o máximo de conhecimento para que seu cantinho preferido fique exatamente como sempre sonhou.

Somando forças, fundindo competências técnicas

Um ponto adicional bem relevante é salientar que seu projeto será bem executado quando tiver certeza que o profissional de interiores que você contratou possui uma equipe composta por várias parcerias, pois é necessário!

Observe se este profissional, de posse do projeto que você aprovou, supervisiona tudo com criterioso olhar de aprovação.

Você cliente, paga e deve esperar o melhor dele. Espera-se deste profissional que não te encha de problemas para você resolvê-los. E sim que te apresente um relatório de soluções concluídas ou em andamento.

Leia mais sobre a diferença entre Melhor preço e o Menor preço na hora de contratar profissionais para sua obra

 

Tem sido um grande prazer escrever para você que é público da Revista Construfy. Novos artigos virão. No próximo post pretendo escrever sobre valores. Vou provar que foi-se a lenda de que contratar um profissional de decoração de interiores era privilégio de poucos. Se eu puder lhe ser útil, sabe como me encontrar. Não perca nosso próximo encontro. Até lá.

 

Encontre profissionais e empresas, produtos e serviços para sua obra no Guia da Obra do Construfy


Compartilhe

Ana Farias

Ana Farias é Designer de Interiores, Técnica e Desenhista de Móveis (Marcenaria e Estofaria), Instaladora de Papel de Parede e Vitrinista. Depois de trilhar uma carreira de sucesso como Secretária Executiva Bilingue em empresas multinacionais, após anos de preparo e planejamento pessoal, em 2010 tomou a decisão de mudar de atividade e seguir sua vocação para transformar sonhos em projetos bem elaborados e espaços bem arquitetados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *