O Ponto de Partida para o Sucesso

Compartilhe

Imagine a seguinte situação: você acaba de dar o ponto de partida para estar naquela praia paradisíaca, juntou dinheiro, comprou a passagem aérea e desembarcou no aeroporto da cidade. Ao pisar os pés para fora do aeroporto descobre que ninguém fala a sua língua e você não faz a menor ideia de como sair dali, muito menos como chegar até a tal praia dos sonhos. Uma grande chance para que a viagem tão sonhada se transforme num enorme fracasso.

Mudando o cenário da viagem para a concretização da construção da casa dos sonhos, a situação não é diferente quando decidimos pular o ponto de partida de algumas etapas que farão toda a diferença para seu sucesso.

Todo empreendimento, seja uma viagem ou a reforma da casa, precisa de um ponto de partida bem definido, ou seja, um projeto. Muitos acreditam que o projeto é apenas o desenho da disposição dos ambientes e que qualquer pessoa é capaz de fazê-lo. No entanto, ele é muito mais que somente um desenho, o projeto é um roteiro que contém todas as atividades que nortearão a execução da obra.

O arquiteto é o profissional a ser contratado e responsável por transformar o desejo do cliente em um projeto que conduzirá.

Um bom projeto segue algumas etapas:

Levantamento das informações

A partir da necessidade do cliente é realizado um estudo de viabilidade técnico-econômico da obra, bem como o levantamento de áreas e padrões a serem utilizados. Com essas informações o contrato entre arquiteto e cliente é estabelecido e inicia-se a etapa seguinte

Elaboração de propostas

O arquiteto apresenta algumas alternativas com croquis que servirão para validar as ideias com o cliente e aprofundar o projeto na etapa seguinte

Elaboração dos croquis

É feita uma apresentação de propostas com uma melhor compreensão volumétrica, podendo ser uma maquete eletrônica. Faz-se a escolha da proposta final

Detalhamento técnico

Já com a proposta aprovada realizam-se todos os projetos arquitetônicos, estrutural e instalações e faz-se a compatibilização dos projetos, bem como o planejamento da execução juntamente com os profissionais que farão a execução da obra.

Gerenciamento da obra

Com todos os projetos prontos e a documentação aprovada, o arquiteto ou engenheiro coordena todas as etapas de execução da obra.

Representando as necessidades do cliente, o estilo de construção e os materiais e processos envolvidos dentro do orçamento disponível para sua construção, o projeto é parte crucial para que todos os riscos da execução da obra sejam minimizados através do planejamento de todas as suas etapas.


Compartilhe

Patricia Tozzini

Engenheira civil e Técnica em Edificações de formação, com ampla vivência nas áreas de inovação e marketing de grandes empresas de materiais de construção. Hoje se dedica a transformar boas ideias em negócios por meio da sua empresa AçãoInova Negócios e Tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *