Móveis multifuncionais desenhados exclusivamente para pequenos espaços
No meu artigo anterior comecei dizendo que percebo que os imóveis dispõem de menos espaços internos cada vez mais mundo afora e salientei que, avaliar uma boa planta antes de comprar seu apartamento, seria o primeiro passo importante para ver a realização de um bom projeto de interiores.
Divisão dos ambientes
Peças multifuncionais, ou seja, móveis de múltiplo uso, nos ajudam a melhor dimensionar o pequeno espaço tanto quanto dividi-lo em ambientes diferentes. O cliente não precisa se preocupar com isso, somos nós os profissionais de interiores que temos que estudar os ambientes e propor sugestões belas, úteis e funcionais.
Marcenaria inteligente
Nas residências do passado, os interiores não eram tão pequenos e a única peça desenhada com conceito de poupar espaço era a mesa de cozinha que aumentava de tamanho quando chegavam as visitas, lembram? A mesa abria em duas partes ao meio e duas outras peças soltas encaixavam-se unindo-se a base e a mesa ficava estendida ao menos um metro e meio a mais.
Atualmente existem excelentes opções e ideias para curar espaços pequenos, todas projetadas e produzidas em marcenaria por serem consideradas peças sob medida e desenhadas exclusivamente para solucionar o pouco espaço de um cliente específico.
Durante a composição do layout do ambiente, analiso criteriosamente a planta, se faltar espaço para uma mesa na sala, recorro adicionar uma mesa a estante, é a solução. Se encontro restrição de espaço na cabeceira da cama e não tenho espaço para o criado mudo, coloco o criado inserido no guarda-roupas.
Peças multifuncionais
Com este mesmo conceito, já fazemos um grande uso de embutidos no armário da cozinha com a inserção dos fornos microndas, do forno elétrico e a lava-louça. No home theater fazemos uso das gavetas e prateleiras como opção de embutidos para acomodar um revisteiro ou um organizador de pequenos objetos como controle remotos, livros, copos, garrafas, etc.
Outra peça que faz sucesso atualmente é a cama box que trouxe solução para ocupar um grande espaço que ficava livre: são opções muito bem-vindas em dois modelos, uma com gavetas e gavetões com grande profundidade embaixo da cama e a outra com a cama articulada sustentada por pistões pneumáticos que facilitam a elevação e o uso de 100% do box que fica abaixo.
Lembre-se: para decoração de pequenos espaços internos, você irá precisar de um profissional para te ajudar a compor os ambientes. A harmonia geral em pequenos espaços ficará comprometida caso não tenha um bom projeto de interiores para prever soluções.
Credito Imagem: Bol Fotos
Ana Farias é Designer de Interiores, Técnica e Desenhista de Móveis (Marcenaria e Estofaria), Instaladora de Papel de Parede e Vitrinista.
Depois de trilhar uma carreira de sucesso como Secretária Executiva Bilingue em empresas multinacionais, após anos de preparo e planejamento pessoal, em 2010 tomou a decisão de mudar de atividade e seguir sua vocação para transformar sonhos em projetos bem elaborados e espaços bem arquitetados.