Integrando espaços pequenos e preenchendo os espaços grandes
Sentindo na pele o peso da falta de conhecimento
Certa vez, durante uma entrevista de avaliação do perfil de uma cliente, ouvi um depoimento bem interessante: certa vez ela decidiu que teriam um bar na sala de visitas, rabiscou o bar, comprou o material, contratou o pedreiro e para sua alegria o bar ficou maravilhoso mas não superou a frustração de vê-lo muito grande em relação ao espaço livre, sua sala era muito pequena!
Foi ainda pior quando ouviu uma dura crítica, embora assertiva, a qual desequilibrou-a ainda mais. Nem o casal nem seus amigos bebiam! Destruiu o bar e muitos anos mais tarde a resposta dela chegou. Aprendeu que todo projeto precisa ser focado no uso fim do ambiente e seus usuários. Além de que ela não entendia de dimensões e proporções de espaços.
Integrando espaços pequenos
Um projeto não nasce de um passe de mágicas, não parte do zero. As experiências diárias e a capacitação técnica dos profissionais de interiores são fundamentais para compor uma boa ideia.
Quando projetamos um apartamento pequeno e que muito frequentemente possui espaços integrados por duas ou mais áreas, temos o cuidado de prescrever peças delicadas, em tamanhos ideais e funcionais no uso. Além de optarmos por um estudo de cores que favoreça a harmonia geral dos ambientes.
Eliminar paredes com o objetivo de ampliar o ambiente nem sempre é recomendado, indicado e possível.
Preenchendo espaços grandes
Já num ambiente amplo, onde o desafio é preencher toda a área com uma composição elegante e bonita, vale o bom senso de primeiramente definir o perfil do cliente. Há quem goste de um ambiente totalmente decorado, com sobreposição de peças, sem deixar nenhum espaço livre. Até aqueles clientes que optam por serem felizes vivendo com menos, num ambiente clean e despojado.
Num próximo post vou falar sobre uso de cantinhos exclusivos e espaços embaixo da escada, bons projetos de interiores para tornar esses espaços úteis e charmosos. Se eu puder lhe ser útil, sabe como me encontrar. Não perca nosso próximo encontro. Até lá.
Solicite orçamentos para sua obra no Minha Obra do Construfy. É um Classificado diferente onde clientes publicam o que precisam para sua Obra e recebem orçamentos de profissionais e empresas. O profissional procura e entra em contato diretamente. Rápido, fácil e grátis!
Ana Farias é Designer de Interiores, Técnica e Desenhista de Móveis (Marcenaria e Estofaria), Instaladora de Papel de Parede e Vitrinista.
Depois de trilhar uma carreira de sucesso como Secretária Executiva Bilingue em empresas multinacionais, após anos de preparo e planejamento pessoal, em 2010 tomou a decisão de mudar de atividade e seguir sua vocação para transformar sonhos em projetos bem elaborados e espaços bem arquitetados.