Conheça os principais sistemas construtivos utilizados no Brasil
O setor da construção civil nas últimas décadas no Brasil, tem absorvido novas tecnologias que implicam diretamente na forma de construir as edificações. Estas novas soluções construtivas criam novas oportunidades de negócios e como consequência abrem discussões, pesquisas e estudos para determinar as vantagens, bem como a aplicabilidade destas tecnologias em comparativo com outras já utilizadas e consolidadas no país.
A realidade de comparação entre as tecnologias, ocorre de forma semelhante com os sistemas construtivos, até o momento em que se tornam consistentes no mercado e passam a ser mais frequentes nos canteiros de obra.
Podemos definir os sistemas construtivos como os métodos utilizados para a construção da edificação. Assim como existem muitas coisas no nosso cotidiano, que podem ser executadas de diferentes maneiras, há diversas formas de realizar a construção de uma edificação.
Saiba mais sobre as vantagens de Construir para alugar
Dito isso, iremos apresentar os sistemas construtivos mais aplicados pelos brasileiros na atualidade, destacando as qualidades de cada um e elucidando como são executados cada método.
Sistema Construtivo Alvenaria convencional ou Alvenaria de vedação
Atualmente podemos considerar a Alvenaria convencional ou Alvenaria de vedação como o sistema de construção mais tradicional do Brasil. Visto que é um dos mais utilizados no nosso país, inclusive é o sistema construtivo mais lecionado nas graduações e é considerado o principal para a formação de diversos profissionais. Além disso, culturalmente já faz parte do dia a dia da grande maioria dos brasileiros, sendo um método aplicado em residências de todas as classes sociais e regiões do Brasil.
A alvenaria convencional consiste em um método de execução que é caracterizado usualmente por ter vigas, pilares e lajes em concreto armado como as principais peças estruturais, e estas são responsáveis por receber as cargas de telhados, paredes, móveis, pessoas, equipamentos e transmitir para as fundações.
Desta forma, as paredes são responsáveis apenas para o fechamento da edificação e separação dos ambientes, ou como o próprio título do sistema construtivo sugere são meramente alvenarias de vedação, não tendo nenhuma função estrutural e que em grande parte das obras são feitas em tijolos baianos (Bloco Cerâmico) e blocos de concreto de vedação.
Por ser um método bem difundido no Brasil, encontrar mão de obra e materiais para a execução deste método é uma ação muito acessível se comparado com os demais sistemas construtivos. A alvenaria convencional aliada com as peças em concreto armado permite a execução de ambientes com grandes vãos, do mesmo modo que realizar uma futura reforma com alteração no layout é mais simples, qualificando a alvenaria convencional como um método versátil e flexível.
Sistema Construtivo Alvenaria Estrutural
Este é um dos sistemas construtivos mais tradicionais, e começou a ser utilizado desde que a humanidade iniciou suas atividades na construção de estruturas. Apesar deste tradicionalismo um dos primeiros edifícios a serem construídos com esta técnica e efetivamente com blocos estruturais aqui no Brasil foi em 1966, no Conjunto Habitacional Central Parque da Lapa em São Paulo.
Apesar deste registro na década de 60, a Alvenaria estrutural passou a ter maior presença e relevância no país por volta da década de 70 e 80, através das moradias populares que passaram a ser construídas por este método.
O método construtivo da Alvenaria estrutural é condicionado as paredes, e neste caso as mesmas são responsáveis por resistir todas as cargas verticais e laterais, e transferir para pilotis ou diretamente para a fundação.
Para que a parede possa desempenhar sua função estrutural corretamente, as tubulações de água, esgoto e gás devem ser posicionadas fora da alvenaria. Geralmente são situadas em shafts, tal como não deve haver rasgos na alvenaria para passagem de eletrodutos, pois podem enfraquecer as paredes dos blocos e consequentemente diminuir a resistência da alvenaria como um todo.
Para a execução deste método deve-se ter um bom fornecedor de blocos estruturais, e realizar um ótimo controle tecnológico que garantirá qualidade e segurança para a estrutura.
A Alvenaria estrutural é caracterizada por ser um método rápido por conta da racionalidade e simplicidade na execução se comparada com outros sistemas construtivos.
Além do mais, a obra apresenta uma variabilidade de materiais menor e a probabilidade de se obter uma obra mais limpa e de menor custo é maior, dado que a Alvenaria estrutural evita rasgos e quebra-quebra na parede, diminui a espessura de revestimentos e há uma grande redução do uso de formas.
Sistema Construtivo Paredes de concreto moldadas in loco
O sistema construtivo Parede de concreto foi incorporado em massa aos canteiros de obras há pouco tempo, através de programas de incentivos a moradias próprias, e tem se mostrado muito eficiente e bem promissor.
Isso porque é um sistema que se aproxima a um processo de industrialização da construção civil, por conta da rapidez e de ser um método com uma sequência de atividades que pode ser exatamente replicável em todos os andares da edificação.
Cada pavimento é concretado inteiro de uma única vez para ter agilidade e proporcionar uma estrutura sólida em conjunto, produzindo paredes e lajes estruturais que dão formato ao pavimento da edificação.
Pode-se utilizar diversos tipos de concreto neste processo, mas geralmente adota-se o autoadensável, que é bem fluido e preenche todos os cantos das formas sem a necessidade do adensamento.
Já as formas geralmente são de alumínio ou de polímeros, pois aguentam ser utilizadas várias vezes e proporcionam um bom acabamento final. Por ser um método muito ágil, cria a possibilidade de executar várias torres ou casas em tempo muito pequeno, se realizado perfeitamente não exige a execução de grande processo de acabamentos.
Porém para que todas estas vantagens sejam concluídas é importante a obra estar localizada próxima a uma usina de concreto, pois o volume necessário deste insumo é bem alto se comparado com outros sistemas construtivos, ademais as instalações elétricas e hidráulicas devem estar posicionadas corretamente no interior das paredes, uma vez que ocorre a concretagem é muito oneroso realizar correções.
Conheça mais artigos do autor aqui
Formado em Engenharia Civil e Técnico em Desenho de Construção Civil, com atividades executadas na ARSESP e com experiências de projetos e obras executadas por sua empresa a HGO Engenharia. Atualmente tem se dedicado a escrever artigos no seu Blog Redim Engenharia e desenvolver as atividades diárias com a HGO Engenharia.