3 Dicas ao escolher o terreno perfeito para construir!

Compartilhe

Um dos passos mais importantes para construir a casa dos nossos sonhos é escolher o terreno. Confira a seguir as três principais dicas para escolher o terreno perfeito e quais os cuidados na hora de tomar essa decisão:

1ª dica: Posição do Sol

Analise criteriosamente onde o sol nasce com relação a localização do seu terreno.

  • De frente para o leste – você recebe o sol da manhã;
  • De frente para o sul – você tem a menor incidência de sol;
  • De frente para o norte – você tem maior incidência de luz durante todo dia;
  • De frente para o oeste – Você recebe o sol na parte da tarde.

Vale a observação da altura das construções ao seu redor e entender como a sombra delas afetam o seu terreno.

Também é importante saber que tudo depende do objetivo que você está buscando para o terreno perfeito, além disso, um projeto bem pensado pode lhe oferecer o melhor de cada uma dessas posições.

2ª dica: Localização do Terreno e seus arredores

Perceba onde está localizado o terreno e seus arredores, verifique se essa localização é conveniente para os seus planos (se é pra morar ou se é comércio, se é pra alugar ou vender o imóvel).

Considere visitar o local em diferentes horários do dia, além de conversar com quem já vive por perto a mais tempo e obter informações privilegiadas de quem já vive nesse lugar a mais tempo.

Verifique sobre a existência de bares, boates, indústrias ou outras instalações que podem causar barulho indesejado. Observe o fluxo de trânsito local e as construções vizinhas.

Avalie as dificuldades para levar e buscar os filhos na escola, para ir e voltar do trabalho. Avalie os deslocamentos que você teria que fazer se estivesse morando naquele local, a comodidade para ir ao supermercado, farmácia, restaurantes, etc.

3ª dica: Topografia e possibilidades de construção

De modo geral, terrenos planos são mais requisitados e dão mais liberdade para qualquer construção. Sendo, portanto, a melhor opção para quem quer comprar um terreno para investir, por exemplo. Mas mesmo as topografias com aclive (a parte de trás do terreno é mais alta do que o nível da rua) ou com declive (a parte da frente é mais elevada do que a rua) podem ser exploradas e podem ser até favoráveis dependendo do objetivo final daquela construção e daquele projeto.

Por exemplo, os terrenos em declive oferecem maior privacidade para os quartos e a área de lazer.

Já os terrenos em aclive proporcionam mais visibilidade e incidência de luz a construção. O ideal é trocar uma ideia com o arquiteto para entender quais as possibilidades que o terreno oferece considerando as suas peculiaridades.

Quer saber quanto vai gastar para construir? Saiba mais nesse artigo da Revista Construfy


Compartilhe

Mineia Dutra

Bacharel em Direito e especialista em Direito do Trabalho. Tem formação em Gestão Empresarial e Financeira. Sua trajetória é marcada pelos traços da liderança e gerenciamento a mais de 10 anos. Atualmente é gestora de uma empresa na cidade de Uberlândia/MG, onde desenvolve um trabalho de Gestão Empresarial e Financeira, bem como Gestão de Projetos e de Obras. Criadora e desenvolvedora da empresa MIDGEST - Plataforma do conhecimento com cursos online e ebooks em diversas áreas do saber.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *