Reforma geral com cronograma apertado em Moema
O DESAFIO: Reforma e decoração de um apartamento de 120 m² alto padrão em Moema com cronograma apertado
Em março de 2015 fui contratada por uma cliente para acompanhar a mudança da família de Santo André para Moema. A princípio num apartamento alugado, providenciamos pintura e poucas adaptações, até que um ano mais tarde, em março de 2016, ela comprou uma unidade de 120 m² no mesmo bairro e aí sim encontramos um grande desafio pela frente.
As solicitações da cliente foram:
- Integrar a cozinha as salas,
- reformar os 5 banheiros incluindo marcenaria, 3 suites, 3 salas, lavanderia,
- infraestrutura para ar condicionado, sancas de gesso, iluminação nova,
- reforma e aproveitamento do mobiliário do apartamento novo e outras peças dela mesma,
- cozinha nova,
- troca dos pisos, pintura geral e papel de parede.
Tudo isso deveria estar concluído em apenas dois meses!
Preocupada com as despesas do apartamento alugado e do novo, nos solicitou que abreviássemos a reforma para que não permanecesse no apartamento alugado por mais de dois meses estendidos pelo locatário. Eu rejeitei imediatamente o curto período de prazo.
Precisaríamos de no mínimo 3 meses para perfeita conclusão. Porém o meu engenheiro parceiro assumiu o risco e o cronograma apertado, recebeu os projetos todos aprovados pela cliente, reuniu suas equipes, arregaçou as mangas e….
OS PROJETOS E AS SOLUÇÕES DEFINIDAS: Projetos integrados e Equipes sincronizadas
Foram vários os projetos:
- reforma,
- marcenaria,
- marmoraria,
- gesso,
- elétrica geral,
- luminotécnica,
- infraestrutura de ar condicionado,
- paginação de piso frio e vinílico,
- estudo de cores inclusive de papel de parede,
- definição de persianas e cortinas.
Simultaneamente começamos pelo quebra-quebra, remoção do entulho, contra-piso, movimentação dos armários embutidos, alguns para doação, outro para marcenaria para reforma.
Na sequencia: troca de piso frio, instalação do vinílico inclusive na cozinha (arrisquei uma inovação, a cliente amou !!), extensão da suíte máster, reforma geral de 5 banheiros e eliminação de paredes para integrar a cozinha com os outros ambientes.
Ainda em dúvidas se precisa contratar um profissional para sua obra? Leia aqui sobre os Critérios para se contratar um Profissional de Interiores.
A CONDUÇÃO DA OBRA: Cliente e Profissionais afinados
A princípio tinha em mente visitar a obra uma ou duas vezes por semana para acompanhar o meu cronograma de atividades e a execução das equipes do meu parceiro.
Sempre focada no arriscado período de prazo combinado entre o engenheiro e a cliente. Porém eu não abandono filho na mão dos outros, não terceirizo amor e dedicação e sim a execução.
O papel da cliente em comprar as diversas listas de materiais apresentadas foi espetacular para nos poupar o tempo escasso.
Saiba mais sobre como planejar sua obra sem dor de cabeça
OS PROBLEMAS SURGIDOS: prédio antigo, burocracia do condomínio e mobília no local
Ao final de duas semanas concluí que não seriamos capazes de entregar a obra em oito semanas. Eram várias equipes trabalhando num projeto de curto prazo de duração disputando o mesmo espaço. Me incluí no meio deles todos os cinco dias da semana para ir ajudando na caminhada desafiadora que só estava começando.
O primeiro desafio foi encontrar espaço para a mobília que permaneceria no apartamento, não colocamos em guarda móveis, não foi possível, cuidadosamente transportávamos de um canto para outro, inúmeras vezes.
Encontramos um segundo desafio, prédio antigo não possuía ainda definição clara de onde poderíamos instalar as condensadoras do ar condicionado. Levamos a infraestrutura no teto até onde deu. Mas para dar início ao projeto das novas paredes em drywall e o teto de gesso, essa definição via condomínio deveria ter chegado com urgência, mas não chegou.
A obra evoluía a passos lentos, faltavam duas semanas para o prazo final até que finalmente começamos o contra piso e ainda tínhamos que esperar a secagem e cura para instalação do vinílico. Ao finalizar as duas últimas semanas, tínhamos o piso vinílico parcialmente instalado e a chegada da mobília da família que estava no apartamento alugado.
AS SOLUÇÕES IMPLEMENTADAS: corrida contra o tempo
- Acomodamos as pilhas de móveis no centro do apartamento,
- A família permaneceu duas semanas num flat,
- A marcenaria chegou e instalou os armários novos e os reformados,
- A marmoraria instalou os tampos,
- Compramos a massa corrida e as tintas de parede, de janela, de portas e
- Corremos contra o tempo sem perder um segundo.
A CONCLUSÃO: 8+2!
A família mudou-se no final de dez semanas (8 + 2), com piso vinílico instalado, marcenaria para finalizar algumas instalações, alguma pouca pintura e instalação papel de parede. Mas missão cumprida, após poucos dias entregamos o apartamento reformado, decorado e lindo!
Vai construir ou reformar? Consulte o Guia da Obra do Construfy e descubra todos os profissionais e empresas na sua região.
Ana Farias é Designer de Interiores, Técnica e Desenhista de Móveis (Marcenaria e Estofaria), Instaladora de Papel de Parede e Vitrinista.
Depois de trilhar uma carreira de sucesso como Secretária Executiva Bilingue em empresas multinacionais, após anos de preparo e planejamento pessoal, em 2010 tomou a decisão de mudar de atividade e seguir sua vocação para transformar sonhos em projetos bem elaborados e espaços bem arquitetados.