Quem é e o que faz uma Designer de Interiores?

Compartilhe

Você sabia que antes do homem saber escrever, construir uma casa, ele morava em cavernas, esculpia suas peças em rochas e ossos, produzia suas cadeiras, mesas, camas e utensílios, decorava seu próprio corpo e impregnava-se de novos significados e fascinantes experiências?

Pois é.  Nossa necessidade de viver em um ambiente limpo, organizado, ornado, decorado já vem de longe, da época dos nossos ancestrais. Decorar ou decorar-se remete a saúde, a felicidade e a qualidade de vida.

Designer de Interiores

Este profissional se preocupa com o uso fim de cada ambiente:

  • Estuda a ocupação imediata ou a longo prazo deste ambiente;
  • Leva em consideração o número de pessoas a utilizar o espaço, a cultura da família ou do grupo. Os gostos, idades, equipamentos ou eletrodomésticos que serão utilizados também são considerados em projeto;
  • Estabelece relações estéticas e funcionais a cada item composto no projeto;
  • Harmoniza ambientes, móveis, objetos e acessórios, como cortinas e tapetes, revestimentos, pisos, cores, cortinas, tapeçaria, materiais, acabamentos e iluminação;
  • Sempre procurando conciliar conforto, praticidade e beleza;
  • Adequa o projeto às necessidades, ao gosto e à disponibilidade financeira do cliente.

Fusão das competências técnicas

O designer de interiores faz a fusão das competências técnicas com outros profissionais da área da construção civil. Sempre com o objetivo de melhor executar seus projetos.

Ao administrar seus projetos, estabelece cronogramas, fixa prazos e define orçamentos. Coordena o trabalho de pedreiros, marceneiros, gesseiros, pintores, eletricistas e outros profissionais.

Esse profissional de interiores costuma trabalhar como autônomo, montando seu próprio escritório. Mas pode atuar também em outros grandes negócios, empresas especializadas em decoração ou, ainda, como consultor em lojas de móveis. Imprescindível ter pleno conhecimento de desenho técnico e principalmente saber projetar espaços e mobiliário em softwares específicos de arquitetura.

Sensibilidade e humanismo

É um profissional que acompanha as tendências, as modificações na vida do cliente, em consequência disso age com soluções que atendem as necessidades e rituais do mesmo com sensibilidade e humanismo, deve aliar técnica e arte a estética, preocupa-se com o bem-estar e saúde.

Onde podem ser vistos os projetos deste profissional?

Com devido conhecimento técnico especializado para cada segmento de negócio, ele projeta desde o interior de uma casa, de um apartamento, de uma chácara, de um castelo, de um restaurante, de um carro, de um barco, de um navio, uma sala de cirurgia, de uma sala de reunião, de um auditório, de um avião, de um trem, de um ônibus, de um palco de teatro, etc, seu objetivo final é chegar num ambiente perfeito, sonhado, agradável, lindo e desejado pelo seu cliente.

Toda e qualquer obra necessita de um projeto! Não há como assegurar o êxito em qualquer empreendimento reformado ou decorado sem partir dos devidos estudos e planejamentos contidos em um bom projeto. Trabalhar sem projetos, é correr um risco desnecessário de ter que destruir e refazer, dobrar os gastos e triplicar os aborrecimentos.

Leia aqui sobre a importância do Projeto antes de começar sua obra.

Grande prazer em escrever para você que é público da Revista Construfy, no próximo post pretendo escrever sobre o perfil do cliente que contrata serviços de interiores. Se eu puder lhe ser útil, sabe como me encontrar. Não perca nosso próximo encontro. Até lá.

 

Você tem alguma dúvida sobre construção e reforma e não sabe a quem perguntar? Faça sua pergunta no Construdúvidas e busque respostas com a comunidade de especialistas. Acesse agora!


Compartilhe

Ana Farias

Ana Farias é Designer de Interiores, Técnica e Desenhista de Móveis (Marcenaria e Estofaria), Instaladora de Papel de Parede e Vitrinista. Depois de trilhar uma carreira de sucesso como Secretária Executiva Bilingue em empresas multinacionais, após anos de preparo e planejamento pessoal, em 2010 tomou a decisão de mudar de atividade e seguir sua vocação para transformar sonhos em projetos bem elaborados e espaços bem arquitetados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *