Critérios importantes antes de contratar um profissional para executar sua obra

Compartilhe

Me coloco no lugar do meu cliente que deseja contratar um profissional a cada vez que tenho que encaminhar uma proposta orçamentária. Por se tratar de projetos de reforma ou de decoração de interiores, sabemos que nesses dois casos o valor do investimento é de fato um valor considerado alto, independentemente do nível socioeconômico do cliente. Cada proposta é única, redigida e direcionada caso a caso, com detalhamento de cada item com o máximo de clareza, ou seja, uma proposta completa.

O DESAFIO DA PROPOSTA: Ganhar a confiança do novo cliente, apresentando-lhe um orçamento justo e com alto valor agregado em satisfação

Estou considerando que você cliente fez contato com fornecedores os quais trabalham com execução de obras baseados em projetos! Aqui não estou considerando as pessoas que decidem tocar suas obras por sua própria conta e risco, pois minha avaliação de resultado seria ainda mais cautelosa, sou inúmeras vezes contratada para destruir e refazer o que ficou mal feito pelo fato de não terem optado por uma execução com profissionais capacitados e competentes.

A ANÁLISE DO CLIENTE: avaliação das propostas orçamentárias recebidas

Mas como um cliente sabe avaliar uma boa proposta se, para decidir pelo investimento irá receber várias e, se comparadas entre elas, uma é diferente da outra?
Na minha opinião o primeiro grande erro é comparar preços entre as diferentes propostas para o mesmo atendimento. Olhar no item valores monetários explícitos e esquecer ou ignorar os valores agregados implícitos, é um grande equívoco.
Valores agregados implícitos obrigatoriamente devem ser inclusos numa boa proposta ou certamente será um fato a lamentar no final. Se você optou por tocar sua obra com fornecedor baseado em projetos, fique atento se:

  • O seu fornecedor terá uma equipe 100% dedicada ao seu projeto ou irá compartilhar sua equipe simultaneamente com outros clientes? Um dia eles aparecem e noutros eles desaparecem?
  • Nesta proposta consta termo de garantias pós venda dos serviços? O que é garantia e o que não é?
  • Seu fornecedor é tecnicamente e legalmente capacitado para tocar seu projeto? tem referências profissionais? Mesmo sendo indicação você deve pedir referências.
  • Este fornecedor é honesto? Ele fica de olho em sua equipe quando estão trabalhando em sua casa? Ees tem respeito e educação no convívio com sua família?
  • Este fornecedor é um profissional idôneo? Ele não irá sumir com seu dinheiro?
  • Este fornecedor apresentará um planejamento de condução da obra ou executará “à olho “, por experiência?
  • Este fornecedor irá te ajudar na compra dos materiais? Ele é sensato e irá te pedir uma lista de compras em tempo razoável para você se planejar na compra? Ele pedirá a metragem correta ou vai te pedir a mais prevendo algum erro e retrabalho dele?

Quer saber mais como contratar o profissional certo para sua Obra? Leia mais nesse artigo da Revista Construfy.


Compartilhe

Ana Farias

Ana Farias é Designer de Interiores, Técnica e Desenhista de Móveis (Marcenaria e Estofaria), Instaladora de Papel de Parede e Vitrinista. Depois de trilhar uma carreira de sucesso como Secretária Executiva Bilingue em empresas multinacionais, após anos de preparo e planejamento pessoal, em 2010 tomou a decisão de mudar de atividade e seguir sua vocação para transformar sonhos em projetos bem elaborados e espaços bem arquitetados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *