Qual a distância entre sofá e TV ideal? Qual proporção do tamanho das TVs de tela plana em relação ao ambiente?
Na minha opinião a distância entre sofá e TV em cômodos pequenos é um grande desafio com clara solução. Levo em conta que, além do espaço ocupado pelo televisor no ambiente, é preciso também obedecer uma distância razoável entre a tela e o telespectador harmonizando espaço e decoração.
Dimensões e harmonia do espaço
Como profissional de interiores, acostumada a conciliar as dimensões do espaço com os desejos da família, tenho que ser honesta com vocês! Prefiro dizer que, na minha opinião, distância entre sofá e TVem espaço pequeno se tornará cansativa. E ainda esteticamente desproporcional, se considerarmos o efeito visual impactado no ambiente. Não fica bonito!
Entretanto, se mesmo assim a família decide colocar uma tela grande num espaço pequeno, os fabricantes deste aparelho eletrônico tão valorizado já investem em inovação para não comprometer a qualidade da imagem. Já produzem TVs com evolução tecnológica nas telas.
É possível ter um telão de cinema em uma sala ou quarto pequenos, sem prejuízos na qualidade da imagem. Uma fabricante líder no setor afirma que quanto maior a resolução da tela da marca dela, menor a distância mínima para garantir uma boa qualidade de imagem.
Modelos e tamanhos de TVs
Sendo assim, aquele ambiente pequeno e confortável, pode ganhar um cinema com recursos inteligentes. Com direito a tela curva e tecnologias de última geração.
Caso você seja um consumidor antenado e irá decidir-se sozinho pela compra da sua tela gigante, confira a tabela abaixo com as distâncias recomendadas pela Samsung com os diferentes tamanhos de tela.
Apenas ajuste seu sofá e posicione sua TV para um melhor desempenho e aproveitamento do espaço doméstico.
Ana Farias é Designer de Interiores, Técnica e Desenhista de Móveis (Marcenaria e Estofaria), Instaladora de Papel de Parede e Vitrinista.
Depois de trilhar uma carreira de sucesso como Secretária Executiva Bilingue em empresas multinacionais, após anos de preparo e planejamento pessoal, em 2010 tomou a decisão de mudar de atividade e seguir sua vocação para transformar sonhos em projetos bem elaborados e espaços bem arquitetados.