Outras adaptações importantes aos ambientes para o bebê
Antes e durante a chegada do bebê
Finalizando o tema, aliás como rende esse assunto não ? Sim. O bem estar e a saúde de nossos filhos são inegociáveis! Em todos os projetos para bebês, devemos nos preocupar com o meio ambiente no qual eles irão se desenvolver. E dentro do possível incluir medidas protetivas e adaptações importantes para mantê-los saudáveis e felizes.
Outras adaptações importantes aos ambientes
Quando seu pequeno começar a engatinhar, a andar e desafiar a gravidade testando alguns limites, você perceberá que outras mudanças serão necessárias em sua casa para fazer com que ele explore tudo com saúde e em segurança.
Protetores para as tomadas, cantoneiras de silicone para as quinas dos móveis, travas para as gavetas, portas e vasos sanitários. Todos são úteis e recomendados em todos os projetos para famílias com crianças. Aquelas suas mesinhas lindas de centro ou de canto com tampo de vidro, essas precisam ser removidas do ambiente e mantidas longe da área de circulação da sua criança.
Medidas protetivas
Cortinas que chegam a tocar o piso precisam estar bem fixadas no teto pois o bebê que está aprendendo a andar muito frequentemente se agarra nela para manter-se equilibrado. Se você mora num sobrado e havendo escadas ou portas de saída para o quintal, instale portões de segurança, mas observe a largura dos vãos, nenhum detalhe poderá colocar em risco a segurança do seu bebê.
Objetos de decoração de vidro ou pontiagudos de fácil acesso na sua estante ou no home theater devem ser afastados e colocados acima do alcance da criança, aos poucos a família irá se acomodando e aceitando amorosamente a desmontar a casa em favor da necessidade de proteção do seu bebê.
Leia mais sobre como evitar os condutores de agentes causadores de alergia
Equipamentos adequados
Sabe aquele armário lindo que você guarda seus produtos de limpeza na lavanderia ? Ele mesmo!! Urgentemente colocar uma trava para que seu bebê não tenha acesso ao interior.
Cerque piscinas com grades de proteção ou cubra com redes ou lona de plástico bem firme.
Quando o seu filho estiver em idade apropriada para sair do berço e passar a dormir numa cama, opte em colocar grades de segurança na cama por algum tempo até que ele assimile que saiu do berço e finalmente elimine as grades e notará que já tem um mocinho ou uma mocinha que dorme em segurança num quarto que foi adaptado de baby para uma decoração juvenil.
No próximo post vou falar como ter uma casa decorada e organizada para as crianças com ajuda profissional, vou provar que contratar um profissional de interiores pode gerar economia, sábio investimento em qualidade de vida, alegria e satisfação para toda a família. Se eu puder lhe ser útil, sabe como me encontrar. Não perca nosso próximo encontro, até lá.
Você tem alguma dúvida sobre construção e reforma e não sabe a quem perguntar? Faça sua pergunta no Construdúvidas e busque respostas com a comunidade de especialistas. Acesse agora!
Ana Farias é Designer de Interiores, Técnica e Desenhista de Móveis (Marcenaria e Estofaria), Instaladora de Papel de Parede e Vitrinista.
Depois de trilhar uma carreira de sucesso como Secretária Executiva Bilingue em empresas multinacionais, após anos de preparo e planejamento pessoal, em 2010 tomou a decisão de mudar de atividade e seguir sua vocação para transformar sonhos em projetos bem elaborados e espaços bem arquitetados.