Melhor Preço x Menor Preço

Compartilhe

Considere a seguinte situação,

Você precisa se deslocar do ponto A ao ponto B na sua cidade, e para isso você vai pegar um táxi. Com base nos seus conhecimentos históricos, de já haver feito este trajeto e de conhecer pessoas que também já o fizeram, você tem uma referência de melhor preço X.

Ao chegar no ponto de táxi, um taxista se aproxima e te oferece realizar o trajeto por X/2. Inicialmente parece um ótimo negócio, mas antes de entrar no carro você percebe que um dos pneus está furado. O que você faz? Paga mais barato e assume o risco de se ver envolvido em um acidente, ou paga o preço de mercado para pegar um táxi em condições adequadas?

Muito provavelmente sua escolha será pagar o preço de mercado e pegar um táxi em condições. Porque evidentemente, você tem consciência que um carro com o pneu furado não te levará em segurança ao destino desejado. E não vale a pena correr o risco….. Por mais barato que o taxista te cobre a corrida!

O barato que sai caro

Entretanto é exatamente isso que muitas pessoas, e administradores de condomínios, fazem quando contratam um produto ou serviço, mais barato, que não atende as especificações técnicas, as suas necessidades ou as dos condôminos.

Quando se está tratando de serviços de reforma ou manutenção predial é extremamente importante que se utilize o conceito do MELHOR PREÇO!

O MELHOR PREÇO é aquele que vai te atender em qualidade, de produto ou serviço, em tempo, tanto de contratação como de execução, na parte administrativa, gerenciando os profissionais e burocracias envolvidas no processo, no pós venda, caso fique alguma pendência ou haja algum problema com o produto ou serviço, e cuja a cifra a ser paga será coerente com todas as garantias oferecidas.

Já o MENOR PREÇO é o que você paga quando não pode perguntar, fiscalizar ou reclamar.

“também…, está pagando por um fusca e quer levar uma Ferrari”

Essa é a frase típica que você escuta quando tenta reclamar por algum produto ou serviço que escolheu pelo menor preço. Qual é a consequência???……PROBLEMA NA CERTA!!! Retrabalho!!!! Desgaste com o fornecedor!!! E claro, mais custo (o famoso “barato que sai caro”)

Leia mais: Quer saber quanto vai custar sua reforma?

Quer fazer uma reforma que não te dê dor de cabeça?

Então tenha em conta os seguintes pontos:

  • Faça um projeto com profissional habilitado e capacitado (não existe isso de fazer obra sem projeto)
  • Realize um compra / contratação técnica (siga as especificações de projeto e cuidado com o que te vendem como “produto similar”).
  • Compare os preços de produtos ou serviços com critério e dentro da mesma base técnica.
  • Leve em conta a estrutura do fornecedor (não adianta comprar algo que não será entregue dentro do prazo que você necessita).
  • Verifique se o que está sendo entregue/executado é exatamente o que foi acordado.
  • Trabalhe sempre com profissionais e/ou empresas que vão emitir uma nota fiscal e assinar um contrato. (Quem não quer assinar um contrato, não te convém como fornecedor).

E lembre-se, o MELHOR PREÇO, certamente te trará economia quando o processo for avaliado de forma global. O menor preço é apenas, tão somente e pontualmente o menor.

Leia mais sobre importância do Projeto: O ponto de partida para o sucesso


Compartilhe

Jonhson Rigueira

Engenheiro civil pela UFMG, mestre e doutor pela Universidade Politécnica de Valencia (Espanha). Mais de 15 anos de experiência, nacional e internacional, já atuou nas indústrias do cimento, agregado, concreto, aditivos e pré-moldado. Diretor da Ribeiro Rigueira Engenharia e Consultoria; diretor regional do – IBRACON/MG; Palestrante, Professor de graduação e pós-graduação.

One thought on “Melhor Preço x Menor Preço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *