4 dicas de Sucesso para Planejar sua Reforma

Compartilhe

Fim de ano chegando, família se programando para passar as festas em sua casa e aquela reforma que ficou na promessa no início do ano não aconteceu. O que fazer numa situação dessas? Não adianta se desesperar e sair correndo para a loja de material de construção e gastar todo o 13º salário em soluções de última hora e que muitas vezes só trazem dor de cabeça. A falta de planejamento é o que leva muita gente a gastar mais dinheiro e tempo do que o previsto com a obra. A seguir, veja 4 dicas de sucesso para planejar sua reforma que o ajudarão a se organizar melhor:

  1. Defina o quê realmente pretende reformar

    Esse é o primeiro passo pra evitar surpresas ao longo da obra com o famoso “já que estou reformando meu quarto, vou aproveitar e reformar meu banheiro…” e por aí vai. Sem definir o escopo da sua reforma, sua obra pode virar um transtorno. É muito importante nessa hora, descrever todas as necessidades que você pretende suprir com a reforma. Por exemplo, se você pretende reformar seu banheiro, descreva todas as mudanças que pretende fazer, se haverá mudança de layout, se será preciso marcenaria para armários e assim por diante.

  2. Consulte um profissional

    Dependendo do objetivo da reforma, a ajuda de um arquiteto, pode trazer benefícios reais ao seu bolso. Pois ao definir um projeto detalhado é possível saber exatamente a quantidade de materiais necessária e quais profissionais será preciso contratar de acordo com a especialidade. Em um projeto está presente todas as especificações dos materiais para que não haja dúvida na hora da compra, com a enorme variedade existente no mercado.

  3. Faça um cronograma com as atividades

    Com base no projeto, você terá segurança em saber quanto tempo sua obra vai levar pra ficar pronta. No cronograma, todas as etapas dos serviços estão listadas com o tempo que cada uma vai levar pra ser executada e qual o profissional, seja encanador, eletricista ou pintor, que irá realizar. Dessa forma, fica muito mais fácil acompanhar todas as etapas e exigir o compromisso de todos os profissionais envolvidos.

  4. Pesquise os preços de materiais e mão-de-obra

    A lista de materiais gerada pelas especificações do projeto vai te ajudar a realizar uma pesquisa com muito mais segurança. Materiais mais básicos, por serem usados em maior quantidade, vale a pena comprar em lojas ou depósitos mais próximos da sua casa, principalmente por causa do frete. Mas vale a pena a pesquisa por materiais de acabamentos em lojas mais distantes, principalmente pela variedade que se pode encontrar. Porém não esqueça de incluir na conta de comparação o custo-benefício com o frete. Para a pesquisa de preço da mão-de-obra, leve em consideração a satisfação de quem já contratou os serviços, pois muitas vezes o barato pode sair caro.

Ficando atento a todas essas dicas, sua reforma só pode estar fadada ao sucesso. E a você só resta comemorar com a família no próximo Natal.

Saiba mais como Contratar um Profissional para sua obra


Compartilhe

Patricia Tozzini

Engenheira civil e Técnica em Edificações de formação, com ampla vivência nas áreas de inovação e marketing de grandes empresas de materiais de construção. Hoje se dedica a transformar boas ideias em negócios por meio da sua empresa AçãoInova Negócios e Tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *