Móveis sob medida ou planejados?

Compartilhe

Ambos são ótimas escolhas! Móveis sob medida ou planejados são mobiliários produzidos com painéis de madeira (MDF – madeira industrializada).

Seu uso é indicado para áreas secas e úmidas, provenientes de cultivo ecologicamente correto de pinus ou eucalipto em áreas de reflorestamento. Muito raro e consequentemente muito caro produzir e decorar um imóvel com peças de mobiliário em madeira maciça.

Destaco aqui as peças produzidas em madeira rústica. Os denominados de demolição, estilo country, fazenda, chácara, os quais são introduzidos na decoração geral como mero detalhe. Há diversas outras opções de painéis de madeira, inclusive os de inferior qualidade, os quais reduzem o tempo útil de vida das suas peças.

Aspectos que diferem os sob medida dos planejados

Considerando peças de igual qualidade de matéria prima (MDF) utilizada para ambos os processos produtivos, planejados e sob medida diferem em alguns aspectos relevantes:

  • local dos processos produtivos (numa fábrica ou numa marcenaria),
  • tempo de produção e entrega,
  • a finalidade do mobiliário e;
  • o valor agregado de um design exclusivo.

Móveis sob medida, design exclusivo

Os móveis sob medida são peças desenhadas exclusivamente para seu projeto, com medida exata do seu ambiente. Possuem peças com cortes específicos. Usam-se técnicas que permitem mais detalhes, molduras mais elaboradas, frisos, recortes, puxadores diferenciados esculpidos na própria peça, medidas especiais fora do padrão se necessário, recortes para colunas e pilares.

Clientes que desejam peças exclusivas produzidas em marcenaria, devem dar preferência a uma marcenaria bem equipada e um acabamento primoroso em suas peças.

Incluo aqui uma atenção especial a índole do proprietário. Ele deve ser um profissional que honra com a entrega dos seus projetos, virtude moral que vai além das suas habilidades técnicas de saber ler e interpretar um projeto e ser capaz de executá-lo peça por peça.

Por ser um trabalho mais meticuloso e lento, um ambiente sob medida fica pronto a cada 45 dias.  Todos os detalhes definidos num projeto sob medida irão diferenciar o seu dos demais clientes, todos individualmente personalizados.

Neste processo produtivo tanto usamos painéis de MDF coloridos ou imitando madeira como também uma infinidade de laminados exclusivos fabricados exclusivamente para revestimento das suas peças.

Os móveis sob medida, por possuírem altíssimo valor agregado (benefícios adicionados, um plus ao produto que será entregue ao cliente, desenho exclusivo, acabamento personalizado, material diferenciado, etc.), são indicados para decorar somente ambientes residenciais, sem restrição.

Móveis planejados

Já os móveis planejados são módulos pré-fabricados em dimensões padronizadas. Possuem medidas padrão e são finalizados com peças de acabamento determinadas pelo projeto de uma fábrica.

Há diversas opções de fabricantes de planejados que atendem satisfatoriamente com peças de ótima qualidade, geralmente com preços cerca de 40% menores do que uma marcenaria.

Um apartamento pequeno completo fica mobiliado e pronto em cerca de em 20 dias. Neste processo produtivo, os únicos aspectos que irão diferenciar seu projeto dos demais clientes são: a cor que você irá escolher para produzir seu mobiliário, as ferragens simples ou mais sofisticadas e os puxadores em barra ou individuais. As peças saem da linha de produção todas no mesmo design/modelo.

Neste processo produtivo usamos apenas painéis de MDF coloridos ou imitando madeira. Móveis planejados são indicados para decorar todos os ambientes residenciais, corporativos ou comerciais, sem restrição.

Conheça mais dicas de decoração na Revista Construfy

Dois processos produtivos de móveis a sua escolha com a mesma finalidade

Tanto um como o outro vai depender da sua escolha. Apenas fique atento ao termo de garantia e as ferragens de qualidade. Também ao serviço pós venda que é super importante e faz toda diferença em se tratando de evitar futuros aborrecimentos.

E quando eu falo de garantia não me refiro apenas a problemas com as peças. Todo armário instalado sofre a ação da acomodação do peso, o seu fornecedor precisará retornar para pequenos ajustes. Valorize seu imóvel, deixe-o lindamente mobiliado!

 

Num próximo post vou falar sobre tipos de acabamentos para interiores para piso, parede e o teto. Se eu puder lhe ser útil, sabe como me encontrar. Não perca nosso próximo encontro. Até lá.

 

Você tem alguma dúvida sobre construção e reforma e não sabe a quem perguntar? Faça sua pergunta no Construdúvidas e busque respostas com a comunidade de especialistas. Acesse agora!


Compartilhe

Ana Farias

Ana Farias é Designer de Interiores, Técnica e Desenhista de Móveis (Marcenaria e Estofaria), Instaladora de Papel de Parede e Vitrinista. Depois de trilhar uma carreira de sucesso como Secretária Executiva Bilingue em empresas multinacionais, após anos de preparo e planejamento pessoal, em 2010 tomou a decisão de mudar de atividade e seguir sua vocação para transformar sonhos em projetos bem elaborados e espaços bem arquitetados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *